Respeitar as medidas de prevenção, como o distanciamento social, até que se tenha uma vacina eficiente com a cura da doença, é essencial para conter a transmissão comunitária.
Em meio à pandemia do novo coronavírus em que estamos vivendo, profissionais de saúde se deparam com mais um desafio: de descobrir e cuidar pacientes em estado grave que possuem comorbidades silenciosas, desconhecidas pelos pacientes ou ainda que não estavam sendo tratadas de maneira eficaz.
De acordo com o “Boletim Covid-19 (31/08)“, da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, Morro do Chapéu, desde o início da pandemia, registrou 133 casos positivos de coronavírus confirmados; entre esses, 111 portadores do vírus covid-19 foram curados e 2 vieram a óbito. Neste momento, 20 casos suspeitos são monitorados em isolamento domiciliar. Até o momento 2293 testes deram negativo.
Comorbidades como diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose, entre outros, aumentam o risco de agravamento do quadro do paciente. Para aqueles que não tratavam as enfermidades previamente, a evolução da doença causada pelo novo coronavírus pode ser ainda pior. Leia Mais
★ Segundo óbito por coronavírus em Morro do Chapéu
O 2º óbito foi de um adulto de 44 anos, portador de comorbidades, que tinha histórico de internamento recente em hospital da capital e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Tolentino Oliver Guimarães na última sexta-feira (14/08) apresentando quadro compatível com a COVID-19. Devido a gravidade do caso, o paciente não resistiu e veio a óbito algumas horas após dar entrada na referida unidade de saúde. A equipe plantonista realizou coleta de material para análise no LACEN e, no início da noite de hoje (17/08), tivemos a confirmação da COVID-19 através do exame RT PCR.
Desde o início da pandemia foram registrados 02 casos positivos em Maio, 08 casos positivos em Junho e 21 casos positivos em Julho em Morro do Chapéu.
Tratamento:Unidade COVID-19
Os casos suspeitos e confirmados de covid-19 estão sendo tratados na Unidade Covid em Morro do Chapéu inaugurada em Julho de 2020.
Unidade Covid de Morro do Chapéu
Para frearmos a disseminação do Coronavírus no município precisamos da colaboração de toda população e a nossa melhor arma é o ISOLAMENTO SOCIAL. Fiquem em casa, evitem aglomerações, higienizem as mãos com frequência e respeitem os decretos municipais e estaduais vigentes.
O distanciamento social e os devidos cuidados e medidas de prevenção recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devem ser obedecidas.
Veja dicas e cuidados para evitar a propagação da COVID-19:
Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou um gel à base de álcool.
Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido.
Fique em casa se você se sentir indisposto.
Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure assistência médica. Ligue antes de sair.
Siga as instruções de sua autoridade de saúde local.
Evite ir desnecessariamente a clínicas ou hospitais para permitir que os sistemas de saúde operem com mais eficiência, protegendo você e as outras pessoas.
When you login first time using a Social Login button, we collect your account public profile information shared by Social Login provider, based on your privacy settings. We also get your email address to automatically create an account for you in our website. Once your account is created, you'll be logged-in to this account.
DisagreeAgree
Connect with
I allow to create an account
When you login first time using a Social Login button, we collect your account public profile information shared by Social Login provider, based on your privacy settings. We also get your email address to automatically create an account for you in our website. Once your account is created, you'll be logged-in to this account.
Última cidade sem Covid-19 no Brasil registra dois primeiros casos
Segundo relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES), dos dois casos de Covid-19 confirmados na cidade, um paciente segue em observação, e o outro já se recuperou da doença.
A primeira notificação foi registrada no domingo no painel de controle do estado
Quase 10 meses depois desde o 1º caso oficial do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil , a doença foi registrada em todos os 5.570 municípios. No último domingo (13) a cidade de Cedro do Abaeté, em Minas Gerais, confirmou dois casos da doença e completou a estatística, deixando de ser a única do Brasil sem Covid-19.
Segundo relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES), dos dois casos de Covid-19 confirmados na cidade, um paciente segue em observação, e o outro já se recuperou da doença.
A pandemia do coronavírus já deixou mais de 181.000 mortos no Brasil e quase 7 milhões de casos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Minas Gerais, com 21,2 milhões de habitantes, é o segundo estado mais populoso do país e o terceiro em número de mortes, com 10.701, superado por São Paulo e Rio de Janeiro. É também o segundo em número de casos, com 468.000 contágios.