No contexto da COVID-19, comorbidades como diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose, entre outros, aumentam o risco de agravamento do quadro do paciente. Para aqueles que não tratavam as enfermidades previamente, a evolução da doença causada pelo novo coronavírus pode ser ainda pior.
Em Morro do Chapéu, a confirmação do primeiro e segundo óbito por covid-19 alertam, ainda mais. Ambos eram portadores de comorbidades.
Nutricionista esclarece ‘comorbidade’ e orienta sobre alimentação saudável.
Segundo Lissa Miranda, Nutricionista, comorbidade “é a associação de mais de uma doença, como diabetes e hipertensão”.
► Não é uma regra:
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Não é verdade que as pessoas que tem a comorbidade como diabetes hipertensão e adquire a covid 19 tem uma sentença de morte, primeiro que eu quero deixar claro é isso, porém alguns estudos mostram que a incidência está maior em pessoas com essas comorbidades a incidência de morte.
Alimentação saudável para melhorar o sistema imunológico
Para a Nutricionista morrense, Lissa Miranda, quanto mais temos uma alimentação natural e livre de alimentos industrializados melhor é para o nosso sistema imunológico. E reforça sua teoria, simplificando; “não é coisa difícil, não tem remédio caro, não tem milagre é uma alimentação mais natural.”
Evite ao máximo comida industrializada, tudo que vem na caixa, na embalagem e que você precisa desembrulhar. Evite!
Lissa, reforçando seu pensamento.
Alimentos industrializados são inflamatórios
Com seus estudos em nutrição, Lissa, constatou que os alimentos industrializados são inflamatórios e destroem o intestino. Sabendo que 80% da nossa imunidade está no intestino, a nutricionista Lissa Miranda de Morro do Chapéu, é adepta da alimentação natural e também aconselha seus cliente a ter entre suas refeições; frutas, verduras e cereais que além de nutrir, trata o intestino. Beber bastante água, comer fibra, iogurte natural que tem probiótico que agem regulando o intestino.
Alimentação Consciente e Bem estar
Em 2019, após um longo período de estudo aprofundado a nutricionista Lissa Miranda criou o Programa Emagrecimento e Nutrição Consciente. Idealizado com o objetivo de transformar os hábitos alimentares das pessoas e torná-las mais consciente do que ingerem, Lissa, inseriu em seu programa nutricional um plano alimentar com opções diárias e periódica de alimentos que auxiliam na reeducação alimentar.
Aplicado em grupo o Programa Emagrecimento e Nutrição Consciente ainda contribuí para elevar a autoestima dos participantes. Com o distanciamento social, devido a pandemia, a nutricionista Lissa Miranda, realiza o programa virtualmente. Saudosista, Lissa, em publicação, homenageia suas alunas e alunos.
When you login first time using a Social Login button, we collect your account public profile information shared by Social Login provider, based on your privacy settings. We also get your email address to automatically create an account for you in our website. Once your account is created, you'll be logged-in to this account.
DisagreeAgree
Connect with
I allow to create an account
When you login first time using a Social Login button, we collect your account public profile information shared by Social Login provider, based on your privacy settings. We also get your email address to automatically create an account for you in our website. Once your account is created, you'll be logged-in to this account.
O vereador Gilvan Alves, PP, propôs a criação de Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19, na Câmara Municipal, nesta sexta-feira, 05.
O objetivo da comissão é a atuação coordenada de um grupo de trabalho com a finalidade de fiscalizar e propor ações de combate ao Coronavírus pelo Poder Público no âmbito do município de Morro do Chapéu. A Comissão especial também deve se dedicar à discussão de ações que minimizem os impactos econômicos e sociais que a pandemia tem causado.
Para Gilvan, “A comissão será também mais um elo de comunicação entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo. Pretendemos propor ações e parcerias. Nós queremos discutir não só as medidas de enfrentamento ao vírus, mas também os impactos que essas medidas trazem na nossa economia e como equilibrar as ações que promovem o distanciamento social com a atividade econômica”.
A comissão também irá fiscalizar o cumprimento do plano municipal de vacinação, da política de testagem da população e do cumprimento dos serviços de saúde, com especial atenção ao CENTRO DE TRATAMENTO COVID-19, instatalado na UPA – Unidade de Pronto Atendimento
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Para acriação da comissão, foi apresentado um requerimento à Mesa Diretora da Câmara, que também foi assinado pelos vereadores Ivanete Machado – PL, Luciano Lula – PcdoB, Derlúcia P. de Souza – PDT, Bethânia Araújo – AVANTE, Luciano Rocha – PDT, Eloy Falcão – PL, André Valois – PL e Amaurí Silva – PL.
Com o requerimento aprovado, os vereadores Gillvan Alves, Ivanete Machado e Derlúcia P. de Souza foram indicados para a composição do grupo de trabalho.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Vereador Gilvan Alves da Silva.