Connect with us

Coronavírus

1º óbito por coronavírus em Morro do Chapéu

Prefeito e Secretária de Saúde informam em pronunciamento.

Publicado

dia

WMNEWS URGENTE
Arte visual: WMDesign

Morro do Chapéu-BA, Brasil – 03 de Julho.

Confirmado primeiro óbito decorrente da Covid-19 em Morro do Chapéu.

O WMNEWS lamenta profundamente por essa perda irreparável da vida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Prefeito e Secretária de Saúde prestam solidariedade aos familiares e informam em pronunciamento.

O que se sabe até o momento:

  • Jovem do sexo masculino;
  • 19 anos;
  • Tem histórico de 14 dias internado em Salvador;
  • Recebeu atendimento no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo dia 23 junho, onde realizou teste rápido e devido a estágio da doença foi encaminhado para UTI do Hospital Regional de Irecê;
  • Veio a óbito HOJE, 03/07;
  • Perfil se enquadra em 9º caso registrado.

Segundo o boletim, 6 suspeitas são monitoradas em isolamento domicilias. 376 testes realizados deram negativo.

Coronavírus X Lúpus: Cuidados que os pacientes devem ter

Pessoas que sofrem com artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e outras doenças reumatológicas autoimunes estão mais suscetíveis aos vírus e bactérias, caso a enfermidade esteja descontrolada. E hoje resolvemos falar de um assunto importantíssimo: os cuidados que os pacientes devem ter para não contrair o novo coronavírus.

Ainda não há estudos que comprovem que pessoas com doenças crônicas pertencem ao grupo de risco (exceto as em uso de imunossupressores), porém, elas devem manter os mesmos cuidados que a população em geral como lavar as mãos com frequência, ficar em casa, evitar aglomerações e manter uma rotina saudável.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda que se mantenha as vacinas em dia, especialmente a contra a gripe, pneumococos e coqueluche. A de gripe está disponível desde o dia 16 de abril, gratuitamente pelo SUS.

Quais são os sintomas do Lúpus?

Os sintomas do lúpus podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. Eles também podem ser moderados ou graves, temporários ou permanentes. A maioria dos pacientes com lúpus apresenta sintomas moderados, que surgem esporadicamente, em crises, nas quais os sintomas se agravam por um tempo e depois desaparecem.

Os sintomas podem também variar de acordo com as partes do seu corpo que forem afetadas pelo lúpus. Os sinais mais comuns são:

  • Fadiga.
  • Febre.
  • Dor nas articulações.
  • Rigidez muscular e inchaços.
  • Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. Afeta cerca de metade das pessoas com lúpus. O rash piora com a luz do sol e também pode ser generalizado.
  • Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol.
  • Dificuldade para respirar.
  • Dor no peito ao inspirar profundamente.
  • Sensibilidade à luz do sol.
  • Dor de cabeça,confusão mental e perda de memória.
  • Linfonodos aumentados.
  • Queda de cabelo.
  • Feridas na boca.
  • Desconforto geral, ansiedade, mal-estar.
  • SAIBA MAIS

Leia Agora:

Tendo em vista o aumento do número de casos confirmados nos últimos dias, cabe-nos reforçar o pedido para que a população fique em casa e siga as orientações de prevenção e combate ao Coronavírus.

O distanciamento social e os devidos cuidados e medidas de prevenção recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devem ser obedecidas.

Veja dicas e cuidados para evitar a propagação da COVID-19:

  • Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou um gel à base de álcool.
  • Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
  • Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido.
  • Fique em casa se você se sentir indisposto.
  • Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure assistência médica. Ligue antes de sair.
  • Siga as instruções de sua autoridade de saúde local.
  • Evite ir desnecessariamente a clínicas ou hospitais para permitir que os sistemas de saúde operem com mais eficiência, protegendo você e as outras pessoas.

Não julgue, trate. Ame!

Prefeitura de Morro do Chapéu promove campanha contra a disseminação do ódio em rede social.

“Quem testou positivo para Covid-19 não precisa de julgamento. Precisa de tratamento.”

E completa.

“Respeite o isolamento, mas não deixe de estar presente, envie mensagem, ligue, demonstre apoio e compreensão. O melhor tratamento é sempre o amor.”

Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo - Foto: Welton Matos
Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo – Foto: Welton Matos

Sou Welton Matos, baiano formando em comunicação, e tecnologia. Apaixonado por design, internet, informação, fotografia e música. Amigo da natureza.

Veja Mais
8 Comments
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
trackback
11 meses atrás

[…] da Secretaria Municipal de Saúde. Veja as datas que os casos foram informadas e o registro do 1º óbito por coronavírus em Morro do Chapéu, 02/07. Em Maio, foram 12 dias entre o 1º e o 2º teste […]

trackback
11 meses atrás

[…] da Secretaria Municipal de Saúde. Veja as datas que os casos foram informados e o registro do 1º óbito por coronavírus em Morro do Chapéu, […]

trackback
11 meses atrás

[…] da Secretaria Municipal de Saúde. Veja as datas que os casos foram informados e o registro do 1º óbito por coronavírus em Morro do Chapéu, […]

trackback
10 meses atrás

[…] da Secretaria Municipal de Saúde. Veja as datas que os casos foram informados e o registro do 1º óbito por coronavírus em Morro do Chapéu, […]

trackback
10 meses atrás

[…] Municipal de Saúde. Veja as datas que os casos foram informados e o registro do 1º óbito por coronavírus em Morro do Chapéu, […]

trackback
10 meses atrás

[…] Municipal de Saúde. Veja as datas que os casos foram informados e o registro do 1º óbito por coronavírus em Morro do Chapéu, nos messes Maio e […]

trackback
10 meses atrás

[…] Municipal de Saúde. Veja as datas em Julho que os casos foram informados e o registro do 1º óbito por coronavírus em Morro do […]

trackback
9 meses atrás

[…] deram negativo. Anteriormente; Em Julho, foram registrados 21 casos positivos e a confirmação do primeiro óbito por coronavírus em Morro do Chapéu. Em Junho 08 casos e Maio 2. Acompanhe: Pandemia em Morro do […]

Coronavírus

Vereador Gilvan Alves propõe a criação de comissão especial de enfrentamento ao coronavírus

Publicado

dia

O vereador Gilvan Alves, PP, propôs a criação de Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19, na Câmara Municipal, nesta sexta-feira, 05.

O objetivo da comissão é a atuação coordenada de um grupo de trabalho com a finalidade de fiscalizar e propor ações de combate ao Coronavírus pelo Poder Público no âmbito do município de Morro do Chapéu. A Comissão especial também deve se dedicar à discussão de ações que minimizem os impactos econômicos e sociais que a pandemia tem causado.

Para Gilvan, “A comissão será também mais um elo de comunicação entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo. Pretendemos propor ações e parcerias. Nós queremos discutir não só as medidas de enfrentamento ao vírus, mas também os impactos que essas medidas trazem na nossa economia e como equilibrar as ações que promovem o distanciamento social com a atividade econômica”.

A comissão também irá fiscalizar o cumprimento do plano municipal de vacinação, da política de testagem da população e do cumprimento dos serviços de saúde, com especial atenção ao CENTRO DE TRATAMENTO COVID-19, instatalado na UPA – Unidade de Pronto Atendimento

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Para acriação da comissão, foi apresentado um requerimento à Mesa Diretora da Câmara, que também foi assinado pelos vereadores Ivanete Machado – PL, Luciano Lula – PcdoB, Derlúcia P. de Souza – PDT, Bethânia Araújo – AVANTE, Luciano Rocha – PDT, Eloy Falcão – PL, André Valois – PL e Amaurí Silva – PL.

Com o requerimento aprovado, os vereadores Gillvan Alves, Ivanete Machado e Derlúcia P. de Souza foram indicados para a composição do grupo de trabalho.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Vereador Gilvan Alves da Silva.

Veja Mais

ARQUIVO WM

8
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x