Connect with us

Blog

Protagonistas

A telinha hoje é nossa companheira. As quadrilhas que enchia de poemas, chitas e alegria, bate forte em nossas lembranças. Esse ano comemos amendoim cozido na companhia da nostalgia.

Publicado

dia

“A Vida É Bela”, quem nunca se emocionou com esse filme ou enxugou as lágrimas com “À Espera de um Milagre”? O que esses filmes trazem em comum? Eles trazem em comum o protagonismo, e é sobre nossos protagonistas morrences que esse artigo vai falar.

Somos morrences, mas antes de tudo nordestinos e não ha nada que o nordestino mais ama, quando se aproxima Junho, que a sinfonia do licor, a quentura da sanfona e a ternura da fogueira. Esse ano toda essa energia está canalizada pra telinha. Assim, como nos lembra Tiquinho do Acordeon. Hoje o mote é live.

A TV chapada está sendo o “epicentro” das lives em Morro, lugar de encontro de nossos principais protagonistas. A notoriedade e audiência que essa modalidade de produção, audiovisual, vem ganhado na cidade é impressionante. Contudo, o WM NEWS chama a atenção:

O artista também come! E tem contas a pagar.

Muitas dessas lives são a maneira que eles estão encontrando de se reinventarem e arrecadar recursos, não só para sua manutenção pessoal, mas também para ações solidárias, como foi, por exemplo, a live da cantora Neide Vital no último domingo, 21.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Amannda Mattos, com sua voz e violão vem fazendo uma série de apresentações de sua cassa, em lives colaborativas, onde você pode fazer uma doação de qualquer valor. E ela vai além, e fala na possibilidade de donativos consciente, não só em tempos de covid-19, mas, que torne-se um habito.

Desde o dia do primeiro decreto municipal, 17/03, a rotina dos artistas não é a mesma. Naldão, diretor de de teatro, estava em andamento com o curso de teatro com Grupo Encenações na sede da Fundação de Ações Ambientais, Artísticas, Socioculturais Integradas da Bahia (FAAASCIBA) e agora leva o teatro para as lives e gera conteúdos em seus canais digitais. Nery Salvador, músico e professor de violão está sem seus alunos. Gringo, escultor, continua seus talhes porém com uma demanda bem mais baixa. Nery Salvador manifesta em Deus sua fé de que tudo isso vai passar, e de fato vai!

Amannda Mattos se agarra em seus guias – e orixás. Edu Lima, professor e músico – na ciência.

Não importa de onde venha a fé, mas que venha irmanada com o poder da arte e a marca do respeito. Afinal estamos no mesmo barco. E se ele afunda, afundaremos também.

A telinha hoje é nossa companheira. As quadrilhas que enchia de poemas, chitas e alegria, bate forte em nossas lembranças. Esse ano comemos amendoim cozido na companhia da nostalgia.

E isso, ficaríamos até a fronteira da eternidade citando todos os nossos artistas, vocês são a corrente que ancora a canoa da arte em Morro do chapéu, sintam-se todos abraçados sobretudo os que não estão citados nessas linhas escritas por um humano, de forma artesanal, a forma que representa a arte, sintam-se todos tocado; e lembrem-se que o WM NEWS continuara com essa série de artigos que lança o olhar para esse momento de quarentena, portanto fiquem atentos às próximas publicações, bons ventos!






Muito prazer sou Jilmar Marques das Neves (Orgânico) e estarei com vocês, leitores, escrevendo paradoxos na tentativa de construir um mosaico literário, sintam-se à vontade pra comentar e indicar filmes e leituras. O eu lirico pode não ser a persona do autor mas nada garante.

Veja Mais
Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks

Blog

Barack Obama inclui ‘Bacurau’ em lista de filmes preferidos do ano

‘A Voz Suprema do Blues’ e ‘Mank’ também estão na lista do ex-presidente dos Estados Unidos.

Publicado

dia

Por

Barack Obama incluiu “Bacurau“, filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, em sua lista de filmes preferidos do ano. O ex-presidente dos Estados Unidos compartilhou lista com filmes e séries que gostou em 2020 no Twitter nesta quinta (18).

“Como todo mundo, nós ficamos muito presos em casa neste ano e, com o streaming borrando ainda mais os limites entre filmes teatrais e filmes de televisão, ampliei a lista para incluir narrativas visuais de que gostei este ano, independentemente do formato”, escreveu Obama.

Exibido no Festival de Cannes, em maio, Bacurau conquistou o Prêmio do Júri. O troféu é considerado o terceiro mais importante do evento.  Foi a primeira vez que uma produção brasileira venceu na categoria.

Kleber Mendonça Filho compartilhou a publicação de Obama com a mensagem: “Taí uma lista. Grato”. Assista ao trailer do filme abaixo.

Além do filme brasileiro, “Mank”, “Soul”, “Uma Mulher Alta” também estão na lista. “A Voz Suprema do Blues”, último filme de Chadwick Boseman, aparece como primeira indicação. O filme com Viola Davis estreia nesta sexta (18).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Na categoria de séries, aparecem “Gambito da Rainha”, “I May Destroy You”, “Mrs. America”, “The Good Place”, “The Boys” e “Better Call Saul”.

Fonte: G1

Veja Mais

ARQUIVO WM

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x