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Educação

Secretaria divulga lista de Ações na Educação de Morro do Chapéu nos 100 dias de pandemia

Diretora do CETEP II, faz um panorama das atividades na educação.

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Morro do Chapéu-BA, Brasil – 25 de Junho. Há exatos 100 dias iniciamos esse período de restrições necessárias para frear os impactos da Pandemia. Alunos, pais e professores precisaram superar seus limites para continuar ensinando e aprendendo. ‘Partilha” essa que queremos dividir com você leitor do WM NEWS.

Milena Paula de Moura, 41 anos, diretora do CETEP CHAPADA DIAMANTINA II faz relato sobre o período de 100 dias. Veja o vídeo.

Veja as ações da Secretaria Municipal de Educação de Morro Do Chapéu nesses 100 dias de Pandemia

MARÇO/2020

No dia 17 de março, foram realizados Conselhos de Classe nas Escolas. Por conta da Pandemia do COVID-19, em comum acordo com a Gestão Municipal e Estadual, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de saúde (OMS), as aulas ficaram suspensas a partir do dia 17 de março de 2020.

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Em acordo com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), fizemos o pedido de alimentação e kits de higiene para confecção de cestas básicas para os alunos que se encontram em maior grau de vulnerabilidade financeira. Em março, portanto, iniciamos a confecção de 4.373 Kits.

No dia 26 de março, aconteceu uma formação via web, em tempo real (live), com os Gestores da Rede Municipal de Ensino e Equipe Técnica Pedagógica da Secretaria, com o Secretário de Educação Do Estado da Bahia.

No dia 27 de março, foi definido um novo Calendário para Retorno das Aulas, com atividades Remotas.

No dia 28 de março foi feita a construção do Documento Orientador para essa nova modalidade de Ensino, diante da atual conjuntura social e, em seguida, todos os Gestores e Coordenadores Escolares, foram informados desse novo Formato.

ABRIL/2020

Os 4.373 Kits Básicos de Alimentação, confeccionados no mês de março, foram distribuídos em abril, atendendo todas as regiões do Município. O início das Entregas aconteceu no dia 17 de abril de 2020. As Escolas receberam seu quantitativo e destinaram às famílias contempladas. Vale ressaltar que a composição das Cestas básicas do Interior, contou com ítens a mais, em comum acordo com o CAE. As Creches que têm crianças com restrições alimentares, foram atendidas com Kits específicos para cada particularidade. Nas Creches e Pré-Escolas, distribuímos 118 kits de higiene pessoal, composto por fraldas, pomada de assadura, lenços umedecidos e mamadeiras.

No dia 02 de abril, aconteceu uma Reunião Virtual em tempo real (live), para Formação dos Gestores Escolares, junto à Equipe Técnica Pedagógica da Secretaria, com o Objetivo de Orientar as Famílias e Organizar a Rotina da Escola, nesse novo contexto.

No dia 08 de Abril, houve uma Formação presencial na Secretaria Municipal de educação, com os Gestores e Coordenadores da Rede, para que a Equipe Técnica Pedagógica pudesse orientá-los na Formação desse Novo Plano de Ensino, com elaboração de diagnósticos.

No dia 16 de abril, iniciaram-se as Atividades Remotas, com a proposta inicial de três semanas, conforme Decreto Municipal 046/2020.

Nos dias 22, 23 e 24 de Abril, houve Formações para Diretor Pedagógico e Supervisores Técnicos, com o ICEP.

No dia 30 de Abril, a Equipe Técnica Pedagógica da Secretaria, elaborou materiais para a divulgação dessas Ações, com as Famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

As Atividades Remotas continuam, pois as aulas ainda continuam suspensas.

Até o presente momento, toda a Equipe da Secretaria municipal de Educação encontra-se alinhada em trabalhar para a boa realização dessa Modalidade de Ensino, ajudando nas entregas das atividades nas residências de difícil acesso, nas Formações e atendimentos às Duplas Gestoras e Professores, junto à Equipe Técnica pedagógica da Secretaria e, vale ressaltar, que continuamos com as reformas e manutenção das Unidades de Ensino, da nossa Rede.

Sou Welton Matos, baiano formando em comunicação, e tecnologia. Apaixonado por design, internet, informação, fotografia e música. Amigo da natureza.

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10 meses atrás

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Educação

Na luta por direitos retirados, professor Maia comenta artigo sobre ‘exclusão social’

EXCLUSÃO SOCIAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA. Por Gilvan Maia – Professor da rede pública estadual de ensino.

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Segundo Maia, em seu artigo Exclusão social: Algumas Considerações Sobre a Realidade Brasileira – “O termo ‘exclusão social’ entra em cena, especialmente, a partir da década de 1980 em meio à crise do sistema capitalista – que, como já previa a interpretação marxista da economia capitalista, vive de crises, numa repetição de tragédias e farsas. Em linha gerais, o tema da exclusão social é remetido a uma base estrutural de desigualdade, ou estruturando-se em um pilar de necessidades e desigualdade na distribuição e acesso aos direitos. Em outras palavras, a exclusão social é traço característico de sociedades em que algum grupo social acumula condições de acesso a direitos básicos – educação, saúde, cultura, tecnologias, etc – em detrimento de outro. O marcador social da exclusão pode ter diferentes origens, desde a questões étnicas até questões de gênero. Na forma social capitalista, contudo, é na categoria de classe social que reside o elemento analítico para entender a exclusão social. Quem não detém não pertence às classes dominantes – a classe capaz de comprar a força de trabalho de milhões de pessoas -, estará no grupo para a qual se dirige os vetores da tragédia da exclusão social.”

Leia trechos do artigo de Gilvana Maia publicado no site da AgendaMIC.

A 3ª edição da AgendaMIC na Live do Léo, apresentada por Welton Matos – autor da Agenda, convidou trouxe também a Professora Lilian Maria, Coordenadora da APLB – Associação dos Professores Licenciados da Bahia para falar sobre a Luta dos Professores na Defesa dos Direitos foi o tema central da última edição da AgendaMIC, que aconteceu na última terça-feira, 23/03.

O bate-papo virtual aconteceu a noite e foi transmitido na Live do Léo. Veja como foi a conversa assistindo o vídeo abaixo.

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