Connect with us

Blog

Festival de Cinema italiano no Brasil começa dia 15 em plataforma digital

Eventos ficarão disponíveis on-line entre 15 e 21 de junho em plataforma digital

Publicado

dia

banner-cinema-italiano
Cena de filme Noites de Cabíria de Federico Fellini, um dos homenageados pelo Festival

A rede consular-diplomática da Itália no Brasil promoverá, entre os dias 15 e 21 de junho, a 3ª edição do Festival Fare Cinema, uma série de eventos dedicados à promoção da indústria cinematográfica italiana.

Neste ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, todo o conteúdo dedicado ao cinema italiano e aos profissionais do setor ficará disponível on-line na plataforma RaiPlay e no YouTube.

Entre as atividades está a exibição de curta metragens originais, haverá masterclasses com jornalistas e críticos, vídeo aulas sobre os diferentes perfis profissionais que concorrem à produção da obra cinematográfica, entre outras. Todo o material será disponibilizado gratuitamente e sem limitações.

O festival ainda homenageará o cineasta italiano Federico Fellini e o ator Alberto Sordi devido à comemoração do centenário dos seus nascimentos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



A iniciativa é uma realização do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, em colaboração com o Ministério dos Bens Atividades Culturais e Turismo, ICE, ANICA e Istituto Luce – Cinecittà.

Programação –

YouTube: ficarão disponíveis as masterclasses e vídeo aulas legendadas em inglês.

RaiPlay: haverá a visita virtual à exposição “Il Centenario.Fellini nel Mondo”; exibição de dois curta metragens realizados por cineastas estrangeiros e dedicados a Fellini; e disponibilização de vários episódios da série “Fellini in Frames”, um percurso através da obra do cineasta realizado com material de arquivo do Istituto Luce – Cinecittà.

Short Film Day –

Paralelo ao Festival Fare Cinema, será realizada a primeira edição do “Dia Mundial do Cinema Italiano” em 20 de junho. No dia seguinte, 21, ocorrerá o Short Film Day, dedicado aos melhores curta metragens da Itália dos últimos anos.

O evento digital é promovido pelos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro e a Embaixada da Itália, em colaboração com o Centro Nazionale del Cortometraggio.

Ao todo, será disponibilizado gratuitamente, na plataforma Vimeo, uma seleção de seis filmes. São eles: Black, de Sara Taigher; Gagarin Mi Mancherai, de Domenico De Orsi; Nessun Dorma, de Paolo Strippoli; Un Segno nello Spazio, de Nicholas Bertini; Parru Pi Tìa, de Giuseppe Carleo; e Mon Clochard, de Gian Marco Pezzoli.

Para receber o endereço e a senha de acesso, os interessados poderão se inscrever até o dia 19 de junho, às 10h (horário local), através do formulário presente no link oficial.

Por fim, em 26 de junho, será disponibilizado, somente para inscritos, o filme “Notti Magiche” (“Noite mágica”, em tradução livre), de Paolo Virzì, com legenda em português. Ele ficará disponível durante 48 horas. O acesso poderá ser garantido até o dia 25, às 10h, por meio do link oficial do evento.

Sou Welton Matos, baiano formando em comunicação, e tecnologia. Apaixonado por design, internet, informação, fotografia e música. Amigo da natureza.

Veja Mais
Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks

Blog

Barack Obama inclui ‘Bacurau’ em lista de filmes preferidos do ano

‘A Voz Suprema do Blues’ e ‘Mank’ também estão na lista do ex-presidente dos Estados Unidos.

Publicado

dia

Por

Barack Obama incluiu “Bacurau“, filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, em sua lista de filmes preferidos do ano. O ex-presidente dos Estados Unidos compartilhou lista com filmes e séries que gostou em 2020 no Twitter nesta quinta (18).

“Como todo mundo, nós ficamos muito presos em casa neste ano e, com o streaming borrando ainda mais os limites entre filmes teatrais e filmes de televisão, ampliei a lista para incluir narrativas visuais de que gostei este ano, independentemente do formato”, escreveu Obama.

Exibido no Festival de Cannes, em maio, Bacurau conquistou o Prêmio do Júri. O troféu é considerado o terceiro mais importante do evento.  Foi a primeira vez que uma produção brasileira venceu na categoria.

Kleber Mendonça Filho compartilhou a publicação de Obama com a mensagem: “Taí uma lista. Grato”. Assista ao trailer do filme abaixo.

Além do filme brasileiro, “Mank”, “Soul”, “Uma Mulher Alta” também estão na lista. “A Voz Suprema do Blues”, último filme de Chadwick Boseman, aparece como primeira indicação. O filme com Viola Davis estreia nesta sexta (18).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Na categoria de séries, aparecem “Gambito da Rainha”, “I May Destroy You”, “Mrs. America”, “The Good Place”, “The Boys” e “Better Call Saul”.

Fonte: G1

Veja Mais

ARQUIVO WM

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x