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O Marketing Digital é o grande aliado da Black Friday em ano de pandemia

Será imprescindível investir em planejamentos e estratégias de marketing digital consistentes

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A Black Friday é considerada uma das principais datas comemorativas do varejo brasileiro. Em um ano atípico como esse, em que experienciamos uma pandemia, é natural observarmos a grande transformação digital que as empresas estão passando e o impulso para um comportamento já esperado: a migração total das vendas para o mundo online. Além disso, a crise econômica decorrente desse cenário gerou impactos nos negócios e no comércio, sendo que a grande maioria, de pequenos e médios empreendedores, precisou realizar rápidas adaptações para não encontrar maiores prejuízos.

A grande data do varejo, que neste ano ocorrerá em 27 de novembro, terá como missão, mais do que nunca, reconquistar o espaço e os lucros perdidos ao longo de todo um ano. Tradicionalmente, diversas lojas já contam com a Black Friday como uma forma de esperança para impulsionar o resultado das vendas. Porém, com a impossibilidade de reabertura total do varejo físico, devido às restrições de saúde e segurança, o varejo online certamente dominará a data.

Em 2019, as vendas online cresceram 24% e este número deverá ser ainda maior em 2020.

Em 2019, segundo dados da Linx, as vendas online cresceram 24% em relação à Black Friday do ano anterior. Dado o momento vivido, este número deverá ser ainda maior em 2020.

Por essa razão, será imprescindível investir em planejamentos e estratégias de marketing digital consistentes. Afinal, o consumidor ainda será impactado, em maior número, por meio das telas. Divulgar com antecedência, espalhar a mensagem do negócio e preparar os clientes, para que saibam que a loja estará presente em peso na Black Friday, será essencial. É o momento de alavancar as redes sociais, propagar e-mails marketing e investir em anúncios patrocinados, que impulsionarão o nome da loja e os produtos e descontos que serão oferecidos. A estratégia é instigar o público a aguardar a data com ansiedade.

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Em plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo, é imprescindível criar um cronograma de publicações, para que o negócio esteja sempre movimentado e em evidência para os seguidores, relacionando-se com eles de maneira constante, tirando dúvidas e interagindo pelos comentários e mensagens diretas. Além disso, oferecer descontos realistas e próximos da operação já realizada pela loja ao longo do ano fará com que o varejista mantenha a credibilidade e a confiança.

Com o cliente conquistado e esperando o momento para adquirir os produtos, é necessário preparar-se para evitar deslizes e assim, derrubar o planejamento de marketing. Abastecer o estoque para evitar insatisfação dos clientes e falta de produtos logo no início das vendas e investir em um funcionamento impecável das plataformas e lojas virtuais serão pontos cruciais, já que a compra online será a única opção para muitos clientes. A equipe de atendimento precisará estar ainda mais preparada para oferecer uma boa experiência de compra, seja no varejo físico ou digital.

Por fim, o lojista precisará mudar o foco para o pós-venda. A entrega rápida e eficaz também deve ser considerada uma estratégia que demonstrará ao cliente o cuidado e a preocupação com conforto e segurança. A preparação para a Black Friday não pode ser manchada por erros e atrasos excessivos justo ao final da operação. O processo após a data deve se concentrar nas solicitações, dúvidas e reclamações, a fim de gerar fidelização e construção do relacionamento com o consumidor.

As estratégias de marketing também não podem parar por aí. Logo na sequência, datas como a Cyber Monday, na segunda-feira seguinte, e o Natal também movimentam o cenário varejista com descontos, promoções e grandes números de vendas. Manter o consumidor próximo do negócio, recebendo conteúdo personalizado, com base em análise de dados coletados na própria Black Friday, para reverter carrinhos abandonados e converter produtos visualizados, junto de boas – e novas- ofertas, impactará diretamente na qualidade da jornada de compra. Este será um ponto chave para que ele continue buscando esses serviços e opções ao longo de todo o ano.

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Começou! Veja sete e-commerces com as melhores promoções e ofertas da Black Friday 2020

Black Friday tem descontos em eletrônicos, roupas e mais nas principais lojas online do país

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Chegou a Black Friday 2020. Hoje, a ultima sexta-feira de novembro e dia da oferta, já é a segunda melhor data do comércio varejista, atrás apenas do Natal. Por ser na pandemia, o grande desafio é levar para o digital a experiencia que o cliente tem na loja físicas onde é possível ver e tocar o item antes de comprar. Além disso, dá para esclarecer as dúvidas com o vendedor e até, quem sabe, pechinchar mais. 

A Black Friday 2020 acontece nesta sexta-feira (27) e diversos lojas online aderiram ao evento no Brasil este ano. Sites como Americanas.com, Amazon, Casas Bahia e Mercado Livre, entre outras, prometem diversos descontos e ofertas. Segundo previsões de especialistas, esta será a Black Friday mais digital da história, o que indica uma concentração de ofertas exclusivas nos sites e aplicativos. A data reúne descontos sobre uma variedade extensa de produtos, como leitores digitais, celulares, fones de ouvido e maquiagem.

O dia oficial de promoções é hoje, mas grande parte das ofertas deve ser estendida até segunda-feira (30), data conhecida como Cyber Monday. No entanto, neste dia, os descontos são tradicionalmente voltados para os itens eletrônicos. A seguir, confira sete lojas online que oferecem promoções e ofertas no Brasil nesta Black Friday.

1. Black Friday AliExpress

A Black Friday do AliExpress conta com descontos de até 90% em mais de 200 milhões de produtos em todas as categorias do site. Além disso, o cupom BLACKBR4OFF reduz o valor total do pedido em US$ 4, independentemente dos itens escolhidos. Contudo, vale lembrar que o código e as promoções são válidos apenas na sexta-feira (27).

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Assim como no Dia dos Solteiros, o marketplace chinês promete fazer a entrega de todos os produtos adquiridos na Black Friday antes do Natal. A loja ainda oferece frete grátis em itens selecionados e devolução sem custos adicionais. Também é possível parcelar as compras em até seis vezes.

2. Black Friday Amazon

Amazon oferece uma seleção de ofertas em todo o site até segunda-feira (30). Os descontos devem chegar a 70% do preço original, mas é importante lembrar que alguns duram por tempo limitado. As promoções relâmpago da loja variam entre seis, 12, 24 horas ou até esgotar o estoque. Ainda é possível parcelar as compras em 10 vezes sem juros e pagar o frete grátis, caso se trate de um primeiro pedido ou uma conta Prime.

Além dos dispositivos Amazon com 40% de desconto, como o Kindle e o Echo Dot, outros destaques da Black Friday são os livros, com 70%, e produtos de rotina e moda pela metade do preço original.

3. Black Friday Americanas.com

O e-commerce das Lojas Americanas garante descontos nas principais categorias de produtos, o que inclui ofertas em vestuário, eletrônicos, game e alimentos. Algumas promoções de Black Friday são exclusivas para a Americanas.com e só podem ser adquiridas por meio do site ou app, como preços reduzidos de smart TVs e relógios inteligentes.

Além disso, a loja oferece 50% de cashback em produtos selecionados pagos com o aplicativo Ame Digital. As compras podem ser retiradas em uma unidade física da Americanas ou entregues em casa em até três horas, dependendo do parceiro responsável pelo transporte.

4. Black Friday Casas Bahia

A Black Friday das Casas Bahia começou em outubro e, no total, terá 40 dias de ofertas. A empresa promete descontos de até 80% em diversas categorias de produtos, como celulares, TVs, eletrodomésticos e móveis. Além disso, será possível parcelar as compras em até 30 vezes sem juros no cartão da loja ou pagar à vista com desconto. Uma das vantagens é a possibilidade de comprar no site e retirar o produto de graça na loja.

Vale citar também a Black Friday do Extra.com.br, que também pertence ao grupo Via Varejo. O site vai oferecer descontos de até 80%, pagamentos em até 24 vezes sem juros nos cartões da marca e diversos produtos com frete grátis.

5. Black Friday Mercado Livre

Além de diversas ofertas, a Black Friday do Mercado Livre se destaca principalmente pela promessa de agilidade nas entregas. O e-commerce abriu cinco novos centros logísticos no Brasil e investiu em uma frota de quatro aviões totalmente dedicados às entregas do site. Com isso, a promessa é de que 80% das compras com envios Full serão recebidas em até 48 horas, inclusive, aos sábados e domingos.

Quem gastar acima de R$ 99 também terá frete grátis. Outra vantagem do Mercado Livre está na forma de pagamento, que poderá ser parcelado em até 12 vezes com Mercado Pago.

6. Shoptime

Nesta Black Friday, o Shoptime oferece descontos de até 80% em produtos, com a possibilidade de parcelar as compras em até 12 vezes sem juros. Além disso, há a opção de receber metade do valor de volta ao utilizar o app Ame Digital no pagamento da compra. A empresa vai revelar mais produtos em promoção durante um show de Luan Santana com a dupla Simone & Simaria na sexta-feira (27). Até o momento, os carros-chefe da Black Friday do Shoptime são os eletrônicos, com descontos em celulares, notebooks e smart TVs.

7. Submarino

A Black Friday do Submarino garante produtos variados com até 80% de desconto em relação preço original. Além disso, a loja oferece cashback de até R$ 1.500 em compras efetuadas com o aplicativo Ame Digital. Vale destacar que determinadas promoções são exclusivas no app do Submarino, mas o site do e-commerce também promove ofertas relâmpago. Por isso, é importante se atentar às redes sociais da loja para não perder os preços baixos.

Os destaques da promoção incluem televisores com borda infinita, notebooks e jogos recentes, como The Last of Us 2 e o FIFA 21 para PS4.

Em suma, a Black Friday 2020 deve manter a tendência de alta no faturamento, apesar de termos vivido a pandemia do novo coronavírus. A previsão se sustenta no crescimento do comércio on-line e no reaquecimento gradual da economia. 

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