O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece vários cursos gratuitos na modalidade de ensino a distância. Apesar de funcionarem normalmente em computadores e notebooks, alguns desses programas de ensino são totalmente adaptados aos smartphones, possibilitando alcançar um público muito maior.
Os interessados nesses estudos devem acessar o site da instituição, escolher o curso, verificar se atende aos pré-requisitos, ler o termo de compromisso e preencher o formulário. A inscrição também é gratuita.
Abaixo, conheça os aperfeiçoamentos atualmente disponíveis no Senai.
Cursos gratuitos
Preparação para o Mundo do Trabalho – Esse curso oferece estratégias para inserção ou recolocação de jovens e adultos no mundo do trabalho e da importância do planejamento de carreira alinhado as habilidades pessoais.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O aluno deverá ter, no mínimo, 14 anos, completado a 5ª série do Ensino Fundamental e conhecimento em navegação na internet.
Excel Básico – Apresenta possibilidades para resolver problemas básicos de cálculos com fórmulas e aplicação de funções. O aluno deverá ter, no mínimo, 14 anos e concluído o Ensino Fundamental.
Além disso, é necessário ter o software Excel instalado, conhecimentos básicos de informática, acesso à internet, dispor de e-mail pessoal e conhecimento em navegação na internet.
Economia Circular – Proporciona ao estudante noções do modelo de produção circular, identificando o sistema econômico vigente e compreendendo as formas de transição nas esferas comportamental, empresarial e político-institucional. O curso de Economia Circular está disponível em português e em espanhol.
O aluno deverá ter, no mínimo, 14 anos, completado a 5ª série do Ensino Fundamental e conhecimento em navegação na internet.
Desvendando o BIM – Gamificado, esse curso de aperfeiçoamento busca apresentar a metodologia BIM (Building Information Modeling, em inglês, ou Modelagem da Informação da Construção, em tradução livre), sua influência, requisitos e benefícios para cadeia de construção civil.
Para realizar esse curso, o aluno deverá ter, no mínimo, 16 anos, completado a 4ª série do Ensino Fundamental e conhecimento básicos em informática e em navegação na internet.
Empreender Senai – Gamificado, aprenda com esse curso a abrir e gerenciar o seu próprio negócio. Identifique oportunidades, propondo soluções e inovações para o mercado.
Para realizar o curso, o aluno deverá ter, no mínimo, 14 anos, completado a 6ª série do Ensino Fundamental e conhecimento básicos em informática e conexão à internet.
Desvendando a Blockchain – A tecnologia da Blockchain (serviço de criptomoedas, como Bitcoin) tem atraído o interesse de empresas, bancos e governos. O curso propicia ao estudante os conceitos desta tecnologia, seu funcionamento e os benefícios para o mundo dos negócios.
Para realizar o programa, o aluno deverá ter, no mínimo, 14 anos, completado a 5ª série do Ensino Fundamental e conhecimento básicos em informática e conexão à internet.
Desvendando a Indústria 4.0 – Apresenta as tecnologias e os processos que direcionam o futuro da manufatura, chamada de Indústria 4.0. O estudante acompanha desde a 1ª Revolução Industrial até a integração da Tecnologia da Informação aos processos de produção.
Para realizar o curso, o aluno deverá ter, no mínimo, 14 anos, completado a 5ª série do Ensino Fundamental, conhecimento básicos em informática, Windows, e-mail pessoal e conexão à internet.
When you login first time using a Social Login button, we collect your account public profile information shared by Social Login provider, based on your privacy settings. We also get your email address to automatically create an account for you in our website. Once your account is created, you'll be logged-in to this account.
DisagreeAgree
Connect with
I allow to create an account
When you login first time using a Social Login button, we collect your account public profile information shared by Social Login provider, based on your privacy settings. We also get your email address to automatically create an account for you in our website. Once your account is created, you'll be logged-in to this account.
Segundo Maia, em seu artigo Exclusão social: Algumas Considerações Sobre a Realidade Brasileira – “O termo ‘exclusão social’ entra em cena, especialmente, a partir da década de 1980 em meio à crise do sistema capitalista – que, como já previa a interpretação marxista da economia capitalista, vive de crises, numa repetição de tragédias e farsas. Em linha gerais, o tema da exclusão social é remetido a uma base estrutural de desigualdade, ou estruturando-se em um pilar de necessidades e desigualdade na distribuição e acesso aos direitos. Em outras palavras, a exclusão social é traço característico de sociedades em que algum grupo social acumula condições de acesso a direitos básicos – educação, saúde, cultura, tecnologias, etc – em detrimento de outro. O marcador social da exclusão pode ter diferentes origens, desde a questões étnicas até questões de gênero. Na forma social capitalista, contudo, é na categoria de classe social que reside o elemento analítico para entender a exclusão social. Quem não detém não pertence às classes dominantes – a classe capaz de comprar a força de trabalho de milhões de pessoas -, estará no grupo para a qual se dirige os vetores da tragédia da exclusão social.”
Leia trechos do artigo de Gilvana Maia publicado no site da AgendaMIC.
A 3ª edição da AgendaMIC na Live do Léo, apresentada por Welton Matos – autor da Agenda, convidou trouxe também a Professora Lilian Maria, Coordenadora da APLB – Associação dos Professores Licenciados da Bahia para falar sobre a Luta dos Professores na Defesa dos Direitos foi o tema central da última edição da AgendaMIC, que aconteceu na última terça-feira, 23/03.
O bate-papo virtual aconteceu a noite e foi transmitido na Live do Léo. Veja como foi a conversa assistindo o vídeo abaixo.