Connect with us

Blog

Dia do capoeirista. ‘Raízes Baianas’ celebra uma das maiores expressões culturais brasileira

“O sistema é bruto! Tem governante que não vê isso e não se esforça pela Cultura de raiz de Morro do Chapéu.”
Gonçalo

Publicado

dia

Foto: Welton Matos / Arte Visual: WMDesign

Uma das manifestações mais fortes da cultura popular é lembrada nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, quando se comemora o Dia do Capoeirista.

E para comemorar a data o Grupo de Capoeira Raízes Baianas de Morro do chapéu realizará uma live especial às 18:30h. Confira!

A capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2014 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Hoje é a expressão cultural que mais se expande, atrai praticantes e difunde a cultura e a língua brasileira para o mundo.

Atenção artistas!

APROVADA: Lei Aldir Blanc beneficiará profissionais da cultura em Morro do Chapéu

A lei deve beneficiar, por exemplo, Gonçalo, professor de Capoeira e Zumba em Morro do Chapéu-BA que desde o início da pandemia não realiza suas atividades regulares. E atualmente mobiliza os seus aluno através das redes sociais.

Gonçalo Carmo dos Anjos / Reprodução do Instagram @goncaloanjocarmo

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Em entrevista ao WMNEWS o professor de capoeira e líder do Grupo de Capoeira Raízes Baianas de Morro do chapéu, Gonçalo, comemorou a aprovação da Lei Aldir Blanc; “Muito bom! tomara que tudo dê certo”. Preocupado com a aplicação do recurso fez seu desabafo – “Na minha visão os mais fracos, de baixa renda, e que mais precisam ficarão de fora”. E acrescentou:

WMNEWS: Gonçalo, como as atividades culturais estão temporariamente pausadas como o grupo de capoeira está se articulando para manter uma aproximação com os praticantes?

O sistema é bruto! Tem governante que não vê isso e não se esforça pela Cultura raiz de Morro do chapéu.

Gonçalo: As atividades do grupo estão paradas por conta da pandemia. É muito complicado manter contato com os alunos por rede social, nem todos (os alunos) tem celular e internet principalmente os pequenos, as crianças, que são a semente do futuro e continuidade da história da capoeira

MEMÓRIA

Anjo Guerreiro, apelido de Gonçalo na capoeira, recorreu ao seu arquivo pessoal e trouxe imagens que lembram sua trajetória no movimento cultural de Morro do Chapéu.

No slide interativo, o WMNEWS, traz fotos de Gonçalo no grupo Ningolo Capoeira Angola. Saudosista, Anjo, lembra do “grande Mestre Lua Santana” nos tempo de domingueira e das apresentações em Morro do Chapéu.

Ressalta o projeto Oca da Minhoca as aula de percussão banda sukatacata em 2009.

“As raízes vieram de lá”

Gonçalo sobre Oca da Minhoca

O movimento cultural da capoeira articulado por Gonçalo tem “mais de 20 anos de resistência e de trabalho social e cultural. Sempre manifestando a Cultura com diversas atividades” – ‘Anjo Guerreiro’. Samba de Roda, Samba de Coco, Roda de Jongo, Maculelê, Dança Afro, Dança de Rua, Hip-Hop, Quadrilhas, Banda de Percussão são algumas das atividades desenvolvidas pelo articulador cultural.


“Salve Salve a Cultura precisa de mais valorização” GONÇALO

‘Cartilha Lei Emergencial Cultural’ orienta artísticas de Morro do Chapéu

Dúvidas mais comuns de como deverá funcionar são respondidas em cartilha “Lei Emergencial Cultural” elaborada por Mandato Coletivo.

Principais dúvidas sobre auxílio emergencial respondidas em cartilha:

  • O que é a Lei Emergencial Cultural?
  • Quais as possibilidades de auxílios que a lei oferece?
  • Quem tem direito?
  • Quais são os valores?
  • Como fazer pra receber?

O WMNEW é um espaço aberto a todos os profissionais de cultura.

Sou Welton Matos, baiano formando em comunicação, e tecnologia. Apaixonado por design, internet, informação, fotografia e música. Amigo da natureza.

Veja Mais
Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks

Blog

Barack Obama inclui ‘Bacurau’ em lista de filmes preferidos do ano

‘A Voz Suprema do Blues’ e ‘Mank’ também estão na lista do ex-presidente dos Estados Unidos.

Publicado

dia

Por

Barack Obama incluiu “Bacurau“, filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, em sua lista de filmes preferidos do ano. O ex-presidente dos Estados Unidos compartilhou lista com filmes e séries que gostou em 2020 no Twitter nesta quinta (18).

“Como todo mundo, nós ficamos muito presos em casa neste ano e, com o streaming borrando ainda mais os limites entre filmes teatrais e filmes de televisão, ampliei a lista para incluir narrativas visuais de que gostei este ano, independentemente do formato”, escreveu Obama.

Exibido no Festival de Cannes, em maio, Bacurau conquistou o Prêmio do Júri. O troféu é considerado o terceiro mais importante do evento.  Foi a primeira vez que uma produção brasileira venceu na categoria.

Kleber Mendonça Filho compartilhou a publicação de Obama com a mensagem: “Taí uma lista. Grato”. Assista ao trailer do filme abaixo.

Além do filme brasileiro, “Mank”, “Soul”, “Uma Mulher Alta” também estão na lista. “A Voz Suprema do Blues”, último filme de Chadwick Boseman, aparece como primeira indicação. O filme com Viola Davis estreia nesta sexta (18).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Na categoria de séries, aparecem “Gambito da Rainha”, “I May Destroy You”, “Mrs. America”, “The Good Place”, “The Boys” e “Better Call Saul”.

Fonte: G1

Veja Mais

ARQUIVO WM

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x