Connect with us

Eleições 2020

Eleições 2020: Mesários começam a ser convocados em Morro do Chapéu. Treinamento virtual inicia nessa segunda

Na carta convocatória emitida pela 055ª Zona Eleitoral o Juiz, Roque Ruy Barbosa de Araujo, determina que o convocado compareça na Seção de Votação especificada na carta às 7 horas do dia 15/11/2020 (primeiro turno) e do dia 29/11/2020 (segundo turno, se houver). Antes será necessário realizar o seu treinamento, de 31/08 a 14/11/2020, no Aplicativo Mesário, disponível para baixar nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store.

Publicado

dia

Arte Visual: WMDesign

Neste ano, os morrenses vão às urnas para eleger prefeito e vereadores. Mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho, adiou o primeiro e o segundo turno das Eleições Municipais deste ano, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral está convocando mesários por meio de mensagens de e-mail, WhatsApp e ligações telefônicas. A novidade no modelo de convocação é adotada como opção por cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma vez que a Corregedoria-Geral Eleitoral autorizou o procedimento por meio digital.

Na carta convocatória emitida pela 055ª Zona Eleitoral o Juiz, Roque Ruy Barbosa de Araujo, determina que o convocado compareça na Seção de Votação especificada na carta às 7 horas do dia 15/11/2020 (primeiro turno) e do dia 29/11/2020 (segundo turno, se houver). Antes será necessário realizar o seu treinamento, de 31/08 a 14/11/2020, no Aplicativo Mesário, disponível para baixar nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store.

Cartório da 055a ZE/BA - RUA WALNIER BAGANO, 37-A, MORRO DO CHAPÉU
Cartório da 055a ZE/BA – RUA WALNIER BAGANO, 37-A, MORRO DO CHAPÉU

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



PARA INFORMAÇÕES EM MORRO DO CHAPÉU
Cartório da 055a ZE/BA – RUA WALNIER BAGANO, 37-A,
Tel: 7436532008 – E-mail: zona055@tre-ba.jus.br

O TRE da Bahia e os respectivos cartórios eleitorais, por exemplo, já começaram a chamar os mesários baiano. A medida garante comodidade, pois evita que o cidadão precise ir ao cartório para confirmar sua participação, e ainda contribui para a manutenção do isolamento social diante do cenário enfrentado a partir da pandemia de Covid-19.

A fim de atender às recomendações de distanciamento social, o treinamento dos mesários também será feito preferencialmente de forma on-linecom cursos no formato Educação a Distância (Ead). Após receber o comunicado, o cidadão precisará validar a convocação confirmando, de forma expressa, o recebimento da mensagem em até três dias úteis.

O procedimento será realizado por cada cartório eleitoral, até o dia 16 de setembro, conforme o novo calendário aprovado pela Emenda Constitucional nº 107/2020. Se houver tentativas frustradas na comunicação eletrônica, a Justiça Eleitoral enviará correspondência simples, e o cumprimento de mandado poderá ser feito por oficial de Justiça.

Saúde em primeiro lugar

Cada mesário terá à sua disposição, por exemplo, máscaras em três camadas de tecido, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social. Além disso, com a finalidade de eliminar o risco de aglomerações, o treinamento dos mesários será on-line sempre que possível.

Seja um mesário voluntário

Desde o dia 14 de agosto, passou a ser veiculada em todo o país uma campanha do TSE protagonizada pelo médico Drauzio Varella para falar da importância do trabalho dos mesários para o exercício da cidadania.

Todo eleitor maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode ser mesário, exceto: candidatos e seus parentes, até o segundo grau, ainda que por afinidade, inclusive o cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.

Os interessados em se cadastrar como voluntários podem acessar o Portal do TSE, que vai direcionar o usuário para a respectiva unidade da Federação em que o eleitor está inscrito.

Para garantir a segurança dos mais de 1,5 milhão de mesários que atuarão nos 5.569 municípios que escolherão seus prefeitos e vereadores em novembro, o TSE tem trabalhado em conjunto com médicos e especialistas a fim de definir os protocolos e equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados no dia da votação.

Aplicativo Mesário

O Aplicativo Mesário foi elaborado para auxiliar o mesário antes e durante a votação, para que ele possa tirar dúvidas rapidamente.

No aplicativo, encontram-se:

  • Fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral;
  • Checklist de início dos trabalho e de encerramento;
  • Soluções para problemas;
  • Quiz para testar os conhecimentos;
  • Notificações com avisos ou alertas, enviados pelas Zonas Eleitorais de cada Município;
  • Dicas de medidas sanitárias para a prevenção contra o novo coronavírus;
  • Canais de apoio ou materiais: Canal do Mesário, Manual do Mesário, Guia Rápido e vídeo de treinamento.

Acesse mais informações no Portal das Eleições.

Veja Mais
Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks

Eleições 2020

Juliana Araujo, do PL, é eleita prefeita de Morro do Chapéu

Ela teve 48,44% dos votos dados a todos os candidatos e derrotou Dr. Claudio, que ficou em segundo lugar com 37,17%.

Publicado

dia

Por

Juliana Araujo, do PL, foi eleita, neste domingo (15), prefeita de Morro do Chapéu (BA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Juliana Araujo teve 48,44% dos votos. Foram 9.173 votos no total.

A candidata derrotou Dr. Claudio, que ficou em segundo lugar com 37,17% (7.039 votos).

A eleição em Morro do Chapéu teve 19,56% de abstenção, 1,22% votos brancos e 5,47% votos nulos.

Juliana Araujo tem 39 anos, é casada, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de advogada. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 2.079.090,35.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



O vice é Vitor Araujo, do PDT, que tem 33 anos.

Os dois fazem parte da coligação Um Novo Tempo, formada pelos partidos PL, PDT, DEM, MDB, PODE, PSDB, SOLIDARIEDADE e PTB.

Veja o resultado após o fim da apuração:
Juliana Araujo – PL – 48,44%
Dr. Claudio – PSL – 37,17%
Pró Sheila – PT – 13,99%
Antônia Souto – PATRIOTA – 0,39%

Veja quais foram os vereadores eleitos e maiores bancadas

A cidade de Morro do Chapéu (BA) teve definida na eleição deste domingo (15) a composição da Câmara Municipal para os próximos quatro anos. Os 13 vereadores foram conhecidos após a conclusão da apuração. A lista indica que os partidos que mais conquistaram cadeiras na Câmara de Morro do Chapéu foram o PL, com quatro vereadores eleitos, e o PDT, com três representantes (confira a lista completa abaixo)

  • Denilson (PSB) – 1.016 votos – 5,27%
  • Oldair Ferraz (Avante) – 804 votos – 4,17%
  • Betânia Araújo (Avante) – 747 votos – 3,87%
  • Tarcízio do Tamboril E Pinhões (PDT) – 731 votos – 3,79%
  • Eloy Falcão (PL) – 729 votos – 3,78%
  • Andre Valois (PL) – 702 votos – 3,64%
  • Isabela Rocha (PSL) – 499 votos – 2,59%
  • Gilvan Pedreiro (PP) – 493 votos – 2,56%
  • Ivanete da Verdura (PL) – 490 votos – 2,54%
  • Amauri Silva (PL) – 462 votos – 2,40%
  • Luciano de Duas Barras (PDT) – 424 votos – 2,20%
  • Del (PDT) – 410 votos – 2,13%
  • Luciano Lula (PCdoB) – 404 votos – 2,10%
Este conteúdo foi gerado com dados do TSE pelo sistema de produção automatizada de notícias do WMNEWS

Veja Mais

ARQUIVO WM

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x