Connect with us

Educação

Fies abre inscrições para a seleção do segundo semestre de 2020; veja cronograma

Após uma semana de adiamento, MEC abre processo para selecionar 30 mil vagas de financiamento para alunos pagarem mensalidades de graduação em instituições privadas.

Publicado

dia

Imagem/Divulgação: Google

O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (28) as inscrições para o programa de Financiamento Estudantil (Fies), após adiamento de uma semana.

As inscrições podem ser feitas na página do Fies (http://fies.mec.gov.br/), clicando em “minha inscrição”. Para isso, é preciso criar uma conta “gov.br” por meio de cadastro no “Login Único” do governo federal. O prazo segue aberto até as 23h59 de sexta-feira (31).

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Cronograma do Fies

  • Início das inscrições: 28 de julho
  • Fim das inscrições: 31 de julho (até 23h59)
  • Resultado: 4 de agosto
  • Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)
  • Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.
  • Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)

Poderão se candidatar, segundo o edital:

  • Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos

O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Fonte

Veja Mais
Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks

Educação

Ufba mantém suspensão de atividades presenciais e anuncia outro semestre online

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni), que se reuniu nos dias 23 e 27 de novembro.

Publicado

dia

Por

📷 Foto: Reprodução

As atividades começam no dia 22 de fevereiro e vão até 22 de junho de 2021

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiu manter a suspensão das atividades presenciais no próximo ano e definiu que o próximo semestre também será online. As atividades começam no dia 22 de fevereiro e vão até 22 de junho.

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni), que se reuniu nos dias 23 e 27 de novembro. Segundo nota divulgada pela universidade, o semestre online deve seguir as mesmas diretrizes do semestre letivo suplementar realizado neste ano, mas terá caráter especial, pois a oferta de disciplinas não poderá ser normal, mas será definida novamente pelos colegiados de cursos.

Assim como no semestre suplementar, o semestre 2021.1 não contará para o tempo máximo de conclusão dos cursos, e será permitido o trancamento dos cursos a qualquer tempo, tendo em vista que boa parte do corpo discente não reúne condições adequadas de estudo em casa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



O próximo semestre será registrado como 2021.1. “O Consuni decidiu pelo trancamento especial, para todos os estudantes, dos dois semestres regulares não realizados, expediente semelhante ao já utilizado pela UFBA em 2004, devido a uma extensa greve”, detalha a nota divulgada pela Ufba.

Fonte: Correio24

Veja Mais

ARQUIVO WM

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x