Termina nesta sexta-feira, 10 de julho, as inscrições para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/2. Cadastro é gratuito e vai até as 23h59.
A inscrição é exclusiva aos estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zeraram a redação.
Como se inscrever?
Os interessados em se cadastrar no SiSU terão a oportunidade de escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. As vagas são oferecidas nas universidades para o segundo semestre deste ano. Veja o passo a passo da inscrição:
Acesso: Antes de começar a inscrição, o candidato deve estar cadastrado no Site do Governo Federal. Quem não se cadastrou é só acessar o Portal do Governo e depois do cadastro utilizar os dados. Quem já tem o cadastro deve clicar, no Site do SiSU, em ‘Fazer Inscrição’ e entrar com os dados.
Dados: O estudante deve conferir todos os dados para o SiSU entrar em contato, caso necessário. Depois da atualização da página é só seguir com a inscrição e, se precisar, pode alterar esses dados a qualquer momento no período de inscrição.
Minha inscrição: Nesta página o estudante pode escolher até duas opções de curso e também é o local em que vai acompanhar a inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
Vagas: Neste momento o candidato pode pesquisar as vagas que estão sendo oferecidas pelo nome do município, da instituição ou do curso.
Modalidade: Após a escolha do curso, o interessado deve ficar atento aos detalhes e as modalidades disponíveis e, então, escolher para qual pretende concorrer. Quando escolher é só clicar em “Escolher esta modalidade” para continuar. É importante estar atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
Confirmação: Após ver que todos os dados estão corretos e verificar a documentação que será exigida pela instituição na matrícula é só clicar em “Confirmar minha inscrição”. Após confirmar a inscrição, o sistema voltará para a tela “Minha inscrição” e você pode alterar as opções até o fim das inscrições.
Classificação parcial: Durante o período de inscrição você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial. A mudança pode ser feita até as 23h59 de hoje.
Resultado
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A previsão é que o Ministério da Educação (MEC) libere o resultado do SiSU 2020/2 no dia 14 de julho e as matrículas dos aprovados serão realizadas entre os dias 16 e 21 seguintes.
Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse nas vagas da lista de espera do SiSU, de 14 a 21 de julho. As instituições de ensino serão as responsáveis pela divulgação dessas próximas chamadas.
Vagas
A oferta do SISU 2020/2 é de 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior. As vagas são distribuídas em ampla concorrência e diferentes categorias de cotas e ações afirmativas.
Nesta edição do SiSU há a novidade da oferta de vagas para cursos a distância (EaD). No dia 25 de maio o MEC publicou no Diário Oficial da União uma Portaria alterando o regulamento do SiSU para a inclusão dos cursos EaD.
When you login first time using a Social Login button, we collect your account public profile information shared by Social Login provider, based on your privacy settings. We also get your email address to automatically create an account for you in our website. Once your account is created, you'll be logged-in to this account.
DisagreeAgree
Connect with
I allow to create an account
When you login first time using a Social Login button, we collect your account public profile information shared by Social Login provider, based on your privacy settings. We also get your email address to automatically create an account for you in our website. Once your account is created, you'll be logged-in to this account.
Segundo Maia, em seu artigo Exclusão social: Algumas Considerações Sobre a Realidade Brasileira – “O termo ‘exclusão social’ entra em cena, especialmente, a partir da década de 1980 em meio à crise do sistema capitalista – que, como já previa a interpretação marxista da economia capitalista, vive de crises, numa repetição de tragédias e farsas. Em linha gerais, o tema da exclusão social é remetido a uma base estrutural de desigualdade, ou estruturando-se em um pilar de necessidades e desigualdade na distribuição e acesso aos direitos. Em outras palavras, a exclusão social é traço característico de sociedades em que algum grupo social acumula condições de acesso a direitos básicos – educação, saúde, cultura, tecnologias, etc – em detrimento de outro. O marcador social da exclusão pode ter diferentes origens, desde a questões étnicas até questões de gênero. Na forma social capitalista, contudo, é na categoria de classe social que reside o elemento analítico para entender a exclusão social. Quem não detém não pertence às classes dominantes – a classe capaz de comprar a força de trabalho de milhões de pessoas -, estará no grupo para a qual se dirige os vetores da tragédia da exclusão social.”
Leia trechos do artigo de Gilvana Maia publicado no site da AgendaMIC.
A 3ª edição da AgendaMIC na Live do Léo, apresentada por Welton Matos – autor da Agenda, convidou trouxe também a Professora Lilian Maria, Coordenadora da APLB – Associação dos Professores Licenciados da Bahia para falar sobre a Luta dos Professores na Defesa dos Direitos foi o tema central da última edição da AgendaMIC, que aconteceu na última terça-feira, 23/03.
O bate-papo virtual aconteceu a noite e foi transmitido na Live do Léo. Veja como foi a conversa assistindo o vídeo abaixo.