Connect with us

Blog

Use máscara. Diferentes tipos e como fazer para se prevenir do COVID-19

Devemos cuidar um do outro obedecendo às orientações da Organização Mundial de Saúde para que essa pandemia passe o mais rápido possível.

Publicado

dia

Use Máscara

A pandemia do novo coronavírus causou um alto nível de preocupação com a saúde, e a melhor maneira de se prevenir é seguindo as recomendações de órgãos renomados, como a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde.

Além de lavar frequentemente as mãos, sair de casa apenas quando necessário e prestar a atenção na desinfecção de superfícies e de roupas, é preciso que equipamentos de proteção individual sejam usados, mas nem todos os tipos de máscaras de proteção respiratória são recomendadas para o público geral.

Separamos as máscaras contra COVID-19 e a recomendação para cada modelo, assim como uma explicação de como elas agem. Continue a leitura para conferir!

Como as máscaras de proteção respiratória agem?

O objetivo das máscaras de proteção respiratória é criar uma barreira física entre as vias respiratórias, a boca e o ambiente. As máscaras profissionais, as cirúrgicas, são produzidas com o maior cuidado para evitar a disseminação de gotículas de aerossóis provenientes do nariz e da boca, enquanto as soluções caseiras buscam criar essa barreira com tecidos grossos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



O uso rotineiro de máscaras por pessoas que não são profissionais da área da saúde não é nenhuma novidade. Em alguns países, principalmente no leste asiático, é comum encontrar pessoas nas ruas utilizando o equipamento. Além disso, é uma cena normal encontrar passageiros com diferentes tipos de máscaras de proteção respiratória em aeroportos e voos, principalmente internacionais.

mascaras de protecao respiratoria em aeroportos
O uso da máscara no dia a dia já era uma realidade em diversos países.

Muitos pensam que essas máscaras são utilizadas apenas para proteger o usuário, mas sua função não para por aí. Quem as usam também protegem as pessoas em sua volta, diminuindo a chance de infectá-las.

Em outras pandemias, como a de H1N1, o uso de máscara também foi recomendado para trabalhadores e usuários de serviços que promoviam aglomerações, como aeroportos.

Máscara caseira

O interesse súbito e fora de controle por alguns itens no início da pandemia causou escassez de produtos, como álcool em gel e as máscaras de proteção respiratórias descartáveis. Agora, governos e autoridades alertam para a necessidade de priorizar esses materiais para os sistemas de saúde e pedem que o público em geral utilize outras formas de proteção.

Diversos países, incluindo o Brasil, recomendam o uso de máscaras de proteção individual caseiras por todas as pessoas que precisem sair de casa – sendo obrigatório utilizá-las em diversas cidades A OMS e outros órgãos reconhecem a alternativa, mas deixam claro que é preciso pesquisar melhor sobre a eficácia da medida.

mascaras de protecao respiratoria caseiras feitas de tecido
Máscaras de proteção respiratórias caseiras começam a ser recomendadas por líderes governamentais.

Como fazer máscara de proteção

Para te ajudar a fazer sua máscara contra o novo coronavírus, reproduziremos o tutorial divulgado pelo Ministério da Saúde e indicaremos alguns vídeos com instruções.

Antes de começar, é muito importante frisar: as máscaras são para uso individual, e não devem ser compartilhadas. Mesmo depois de limpas, reserve unidades diferentes para cada um da família.

É possível fazer a máscara caseira utilizando tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhada e higienizada corretamente. Ela deve ser feita com duas camadas de proteção, e podem ser usados retalhos e até peças de roupas. Confira como fica o recorte do tecido em uma camiseta, em ilustração criada pelo Ministério da Saúde:

mascara de protecao respiratoria modelagem
Recomendação de modelagem do Ministério da Saúde. Fonte: Divulgação/MinSaúde

Utilize elásticos ou tiras de tecido para amarrar a máscara na nuca e acima das orelhas, mantendo o equipamento preso e seguro.

Se você deseja fazer uma máscara mais detalhada, porém não tem habilidades de costura, vale a pena conferir o tutorial criado pelo canal Amélia Requintada Artesanato DIY. Caso você ou alguém da sua família tenha uma máquina de costura, vale conhecer o tutorial da Bia Feltz.

Diversos ateliês e artesãos locais estão produzindo e comercializando máscaras de tecido, então vale procurar por iniciativas em Morro do Chapéu-BA. Muitas delas também revertem todo ou parte do lucro para campanhas contra a COVID-19.

Os vários tipos de máscaras

Máscaras de tecido
Quando feitas com várias camadas, reduzem a exposição das outras pessoas às gotículas expelidas por quem a está a utilizar, mas a sua eficácia é reduzida. Exigem que a distância social seja respeitada. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano recomenda que sejam feitas com tecidos de algodão.

Máscaras com filtro de carbono ativado
Populares contra a poluição, são muito eficazes na filtragem de pó, mas não contra vírus. O nível de proteção que oferecem é inferior ao das máscaras cirúrgicas. O carbono ativado absorve milhares de vezes o seu peso em toxinas.

Máscara cirúrgica
Reduz a exposição das outras pessoas às secreções do utilizador e também o protege das gotículas de maiores dimensões que possam conter vírus ou bactérias. Compostas por TNT (tecido não tecido), não são eficazes a bloquear as partículas microscópicas que circulam no ar.

Respirador FFP3
Filtra cerca de 99% das partículas que circulam no ar, incluindo as mais pequenas, com 0,3 micrómetros (0,003 milímetros). Já o modelo FFP1 impede a passagem de, pelo menos, 80% das partículas, e o FFP2 de 94% (nos EUA, o modelo equivalente é o N95). Habitualmente feitas de microfibra sintética, devem ser usadas o mais ajustadamente possível ao rosto.

Como usar a máscara corretamente

Além do tipo de máscara escolhido, é fundamental saber utilizá-la bem, para os riscos não serem ainda maiores para quem as usa. Conheça as regras passo a passo

Cuidados recomendados

É extremamente importante lembrar que apenas o uso da máscara de proteção respiratória não é suficiente para se prevenir contra o novo coronavírus.

Lavar as mãos frequentemente, principalmente ao chegar em casa, é essencial. Não basta ser de qualquer jeito – a higienização correta deve levar pelo menos 20 segundos e alcançar todas as partes das mãos. Confira abaixo:

Fonte: Reprodução / WMNEWS

A máscara caseira só pode ser usada por duas horas ou até ficar úmida, depois disso, é preciso trocar. Dessa forma, é recomendado que cada pessoa tenha mais de uma máscara, saindo de casa com uma reserva em uma sacolinha limpa.

Leve uma sacola para guardar a máscara suja. Ao chegar em casa, lave-a com água e sabão ou coloque-a de molho na água sanitária por 30 minutos. Deixe secar completamente antes de usar novamente.

Mesmo com essa proteção, fique em casa sempre que for possível. Se seu escritório liberou o trabalho remoto, aproveite a oportunidade, e espace mais as visitas a farmácias e supermercados.

Cuidados com bebês, crianças e adolescentes

tipos de mascaras de protecao respiratoria contra covid 19
Covid-19 – Cuidados com bebês, crianças e adolescentes

Nunca é demais reforçar os cuidados necessários neste momento de pandemia do Covid-19. Cuidados que passam por hábitos básicos de higiene, como lavar as mãos, até evitar contatos com familiares e amigos. Apesar de as complicações em idosos serem bem mais graves, existem muitas crianças que precisam de atenção especial.

“Embora as crianças apresentem sintomas brandos da doença e não evoluam para formas graves, temos que lembrar que existem crianças com diabetes, com doença pulmonar crônica, doença do coração, imunodeprimidas (pessoas com sistema imunológico enfraquecido), crianças e adolescentes transplantados. Esses grupos em especial merecem atenção redobrada”, reforça a dra. Tânia Petraglia, do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Máscaras profissionais

Existem diversos tipos de máscaras de proteção respiratória voltadas para o uso profissional ou doméstico (em outras situações). Elas seguem padrões criados por órgãos regulamentadores, como a Anvisa, no Brasil que as separam de acordo com porcentagem e tipo de material filtrado (partículas no ar, gases, óleos, líquidos, etc).

As máscaras cirúrgicas descartáveis devem ser reservadas para pacientes e profissionais do sistema de saúde, para que não falte para quem mais precisa. O momento pede solidariedade de todos.

mascaras de protecao respiratoria n95 para profissionais de saude
No momento de pandemia, as máscaras profissionais devem ser prioritariamente destinadas aos sistemas de saúde público e privado.

Para esses grupos, a OMS recomenda a utilização de respiradores que seguem o modelo N95. Esse é o padrão criado pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA (Niosh) e indica que o produto filtra pelo menos 95% das partículas transportadas pelo ar. Ele é funcionalmente equivalente às máscaras que seguem o padrão FFP2, da União Europeia, e KN95, da China.

Quando devo usar máscara de proteção?

Atualmente, o governo brasileiro recomenda o uso da máscara de proteção caseira para pessoas sem sintomas do coronavírus, sempre que saírem de casa. Quem apresentá-los deve ficar em casa, em isolamento, e procurar o sistema de saúde caso os sintomas se agravem. Siga as regras de tempo de uso (2 horas ou até ficar úmida) e sempre higienize após utilizar!

Teste coronavírus. Proteja-se da COVID-19.

Teste coronavírus. Proteja-se da COVID-19.
Teste coronavírus. Proteja-se da COVID-19.

Em Morro do Chapéu, o CLILAB – Medicina Especializada e Laboratorial realiza os exames de diagnóstico da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. E alerta:

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns; tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar.

Pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, têm grande chance de contrair a doença, que pode evoluir para um quadro mais grave como pneumonia ou bronquite.

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Por esses motivos devemos cuidar um do outro obedecendo às orientações da Organização Mundial de Saúde para que essa pandemia passe o mais rápido possível.

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

  • Lave as mãos;
  • Use máscaras de proteção adequadamente;
  • Verifique sua temperatura regularmente;
  • Evite grandes multidões;
  • Nunca toque seu rosto com as mãos sujas.

Agende sua consulta por telefone 74) 3653-1242, WhatsApp (74) 99808-1242, ou email, se preferir; atendimento.clilab.med@gmail.com. O importante é evitar aglomerações.

O CliLab está localizado na Rua Antonio Balbino, 154 – bem no centro de Morro do Chapéu, em instalações modernas e confortáveis para melhor atender nossos clientes.

Sou Welton Matos, baiano formando em comunicação, e tecnologia. Apaixonado por design, internet, informação, fotografia e música. Amigo da natureza.

Veja Mais
Clique para comentar
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks

Blog

Barack Obama inclui ‘Bacurau’ em lista de filmes preferidos do ano

‘A Voz Suprema do Blues’ e ‘Mank’ também estão na lista do ex-presidente dos Estados Unidos.

Publicado

dia

Por

Barack Obama incluiu “Bacurau“, filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, em sua lista de filmes preferidos do ano. O ex-presidente dos Estados Unidos compartilhou lista com filmes e séries que gostou em 2020 no Twitter nesta quinta (18).

“Como todo mundo, nós ficamos muito presos em casa neste ano e, com o streaming borrando ainda mais os limites entre filmes teatrais e filmes de televisão, ampliei a lista para incluir narrativas visuais de que gostei este ano, independentemente do formato”, escreveu Obama.

Exibido no Festival de Cannes, em maio, Bacurau conquistou o Prêmio do Júri. O troféu é considerado o terceiro mais importante do evento.  Foi a primeira vez que uma produção brasileira venceu na categoria.

Kleber Mendonça Filho compartilhou a publicação de Obama com a mensagem: “Taí uma lista. Grato”. Assista ao trailer do filme abaixo.

Além do filme brasileiro, “Mank”, “Soul”, “Uma Mulher Alta” também estão na lista. “A Voz Suprema do Blues”, último filme de Chadwick Boseman, aparece como primeira indicação. O filme com Viola Davis estreia nesta sexta (18).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



Na categoria de séries, aparecem “Gambito da Rainha”, “I May Destroy You”, “Mrs. America”, “The Good Place”, “The Boys” e “Better Call Saul”.

Fonte: G1

Veja Mais

ARQUIVO WM

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x